quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Refletindo e reescrevendo o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova....

Fonte: http://www.jeffersonmoura.com.br/rio/images/jefferson-manifesto-pioneiros.jpg


      Desafiadora a atividade da Interdisciplina.....Após Leitura do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, fomos desafiados a produzi um manifesto de educadores do século XXI....
       Eis algumas reflexões por mim pensadas....
   Passados 83 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, o cenário contemporâneo da Educação brasileira clama novamente por uma atenção a questões que ainda emperram na melhoria da sua qualidade.
     É chegada a hora de um novo Manifesto dos Educadores e Educadoras Brasileiras do século XXI.
     O desenvolvimento do país resulta diretamente do avanço e da melhoria da qualidade da educação do seu povo. Para que isto acontece, é necessário que realmente se promulgue a prometida “Pátria Educadora”, que assiste a cortes orçamentários milionários por parte do Poder Público com relação à Educação brasileira.
    Há de se pensar que com a vigência do novo Plano Nacional de Educação, para os próximos dez anos, que tem como uma das metas imprescindíveis o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do país em Educação, como estratégia para alavancar a tão sonhada e almejada qualidade na educação.
     Passado um ano da vigência do novo PNE, assistimos a um corte de mais de R$ 1 bilhão de reais nos recursos ora destinados à educação em todo o âmbito do Brasil. Ora, com um PNE composto por 20 metas e dezenas de estratégias, o financiamento é o meio crucial para o atingimento das metas planejadas na educação. Não se pode pensar em educação de qualidade, quando se cortam bilhões de reais destinados a todo o conjunto da educação. Clamamos por mais investimentos e a meta do PNE resulta da mobilização da sociedade civil por mais recursos para a educação, na contramão da política de cortes praticada pelo Governo nas áreas mais urgentes e defasadas historicamente.
    Não se pode pensar numa escola do século XXI quando o corte de recursos ameaça a essência do PNE em vigência, que mobilizou toda a sociedade brasileira, por muito tempo, através de conferências, debates e estudos.
   Passados sete anos da promulgação da Lei do Piso salarial profissional docente, assistimos passivamente ao não cumprimento da normativa federal que estabelece piso salarial e carreira para o Magistério brasileira, que vê sua carreira fragmentada, desvalorizada, tendo como resultado o abandono e a diminuição da procura pelos cursos de formação de novos professores.
    Por fim, a educação brasileira sofre por um histórico de desvalorização e sucateamento, sendo necessário a retomada das ações que visem a ampliação dos investimentos, de fato, com políticas que busquem a continuidade, sem rupturas e fora do modelo de balcão de negócios. Tais princípios são fundamentais para que colhamos, no futuro, êxito.

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