Assistindo
aos dois vídeos propostos pela Interdisciplina Ludicidade e Educação, o primeiro "O fim do recreio" reflete a
importância deste espaço de interação e socialização entre as crianças da
escola. Entendo o recreio como um momento de desenvolvimento e aprendizagem dos
alunos, porque eles podem entrar em contato com outras crianças de turmas de
idades diferentes, interagir, criar, se expressar, o que é fundamental.
O outro
vídeo "Natureza brincante", mostra que é possível criar brinquedos
com a utilização de materiais simples e do nosso cotidiano. O mais importante
de ganhar brinquedos prontos, a possibilidade de instigar as crianças para que
criem seus brinquedos e com eles interajam, explorem possibilidades.
Ambos
os vídeos me remeteram à minha infância, em São Vendelino, interior do RS.
Brinquei muito, mas muito mesmo, não dispunha de tantos brinquedos, mas sempre
com amigos, vizinhos, buscávamos brincar e criar novas possibilidades. E sem
falar que eu amava o recreio na escola, também brincava muito, corria.
A imagem abaixo mostra exatamente como os alunos veem o recreio:
Fontes:
http://br.web.img3.acsta.net/medias/nmedia/18/87/80/78/19968753.jpg
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000002603/md.0000047447.png
https://www.youtube.com/watch?v=t0s1mGQxhAI&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=ZGKx7Z56g0A&nohtml5=False
Diego, interessante tua visão sobre os tema abordado.
ResponderExcluirSeria interessante que desenvolvesse mais tuas refexões a partir da relação entre teoria e prática que estamos abordando em Ludicidade, qualificando mais sua postagem.
Katielle
Tutora Ludicidade