fonte: http://fundacaojulita.org.br/alfabetizacao-de-adultos-tem-horarios-flexiveis/
A educação popular possui muitos desafios, principalmente no que se refere à alfabetização de adultos. Hara (1992) pontua que várias dificuldades estão no cerce deste processo, que envolvem desde a prática docente que não consideram os saberes e experiências dos sujeitos ali presentes e também das enfrentadas pelos adultos, seja de trabalhos exaustivos, condições sociais, etc.
Os sujeitos que frequentam a EJA são distintos, de realidades diversas, sendo que muitas vezes a educação escolar não é a sua prioridade, haja visto as dificuldades pelas quais passam, já que como Hara (1992) aponta a maioria provém de classes populares. Por isso, ela alerta sobre a necessidade de tornar a prática de alfabetização um ato político, constitutivo dos sujeitos, como ferramenta para seu desenvolvimento.
Quanto às práticas docentes, sabemos que muitas vezes estão desconexas da realidade. Com relação à formação de professores para atuar na EJA, esta não prepara-os para atuar nesta modalidade e das especificidades de seu público-alvo, fazendo com que tenham que aprender na prática ou mesmo com práticas mecânicas tradicionais de leitura e de escrita, desconsiderando as diversidades dos sujeitos.
Baseados nos estudos de Paulo Freire, Ana Teberosky e Emília Ferreiro, inferimos que a aprendizagem é um processo ativo e dinâmico, concebendo a visão de homem como sujeito de transformação e compreensão do mundo.
O que fica bem claro é que tanto para adultos assim como para as crianças, a aquisição da escrita é conceitual e construída por meio das interações dos sujeitos com o meio. Por isso, Hara (1992) alerta para a necessidade de repensarmos as práticas alfabetizadoras com nova perspectiva de ação, já que a escrita é um sistema de representações construídas socialmente na história do homem e dominá-la é um processo cognitivo.
Cada sujeito organiza de forma diferente seus conhecimentos, operando cognitivamente, o processo de socialização contribui para o desenvolvimento de sua autonomia, contribuindo com diferentes modos de construção do conhecimento.
Assim, na alfabetização dos adultos, é fundamental considerarmos os saberes já construídos pelos sujeitos, pois estes já possuem uma história e conhecimentos.
A prática mostrou que a EJA carece urgentemente de novas práticas
e espaços. Para isso, há necessidade de se repensar a formação de professores
no âmbito das Instituições de Ensino Superior, para que se lance um olhar sobre
os sujeitos que ali estão, considerando-os na práxis docente, por isso “[...] o
sujeito educador, precisa de uma sólida formação política e social, para atuar
frente às propostas pedagógicas incoerentes com o contexto em que se
desenvolvem os programas de EJA” (FRIEDRICH, et. al. 2010, p.404).
Podemos afirmar que o PEAD possibilita uma transformação na
formação dos futuros pedagogos, uma vez que permite o trabalho articulado de
formação/prática, mediante vivências, experiências pedagógicas, que
possibilitam aos novos docentes práticas alinhadas às necessidades dos sujeitos
que ali estão.
Ainda, urge a necessidade de novas políticas públicas com mais
atenção à EJA e as condições ofertadas no país, ultrapassando velhas práticas
tradicionais de ensino e falta de infraestrutura adequada. O Plano Nacional de
Educação (PNE), atualmente em processo de esvaziamento por parte do governo
federal, para o qual a educação é inimiga do desenvolvimento do país, é política
fundamental que deve(ria) garantir o espaço que a EJA merece no Brasil.
Referência
HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. 3. Ed. São Paulo: CEDI, 1992.
TINN TURMS STREET | Titanium Rail | Steel Works
ResponderExcluirTINN TURMS STREET | Titanium titanium ore Rail | Steel Works. This high quality stainless steel works with an alloy steel titanium tent stakes core. Rating: 4.3 winnerwell titanium stove · titanium industries 3 reviews titanium price per ounce