“Brincar com crianças
não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste
ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis,
sem valor para a formação do homem” (Carlos Drummond de Andrade).
Incorporar
o lúdico no processo de ensino-aprendizagem é ampliar as possibilidades para os
alunos aprenderem e se desenvolverem. Através dos jogos, das brincadeiras, da
música e da dança, é possível criar um ambiente estimulador e que de prazer
para que os alunos aprendam de diversas maneiras.
Este
é um desafio para os professores em sala de aula: repensar sua prática docente
e oferecer atividades diversificadas que contribuam para o processo de
ensino-aprendizagem.
A palavra
lúdico é originária do latim ludus e significa brincar. Piaget em sua teoria
aponta para a importância do lúdico no desenvolvimento da criança.
Referências:
https://aprender.buzzero.com/buzzers/mirian_nogueira/10484/HotSiteImage.jpg
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/55787/ludicidade-desenvolvendo-talentos-criatividade-e-conhecimento
http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/pedagogiadobrincar/o-que-e-ludicidade/
Diego, trouxe bons referenciais teóricos que nos auxiliam a compreender a importância da Ludicidade na educação e a importância dela fazer parte das aulas.
ResponderExcluirSeria interessante que você desenvolvesse mais a sua reflexão sobre o tema.
Katielle
Tutora Ludicidade