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O processo de ensino-aprendizagem de Ciências, nos
dias de hoje, há uma infinidade de possibilidades a serem exploradas em sala de
aula.
O ensino meramente instrumental, técnico, com
leitura de textos e informações prontas é uma prática incoerente com os avanços
tecnológicos de nossa sociedade.
As crianças são exploradoras, têm curiosidade,
estão mais ligadas nas Ciências do que nós, afirmam especialistas. Quando faz
sentido, é mais prazeroso para aprender. O interesse delas gera nosso trabalho.
O ensino de Ciências remete também a brincar,
experimentar, perguntar, o que favorece o desenvolvimento das crianças. Além disso,
as Ciências carregam a cultura, as tradições, teorias e experimentações das
crianças.
A aprendizagem por observação e experimentação
exige tempo para observar, fazer, criar hipóteses, formular respostas e
entender. Ainda, envolve atividades de leitura, observação, escrita,
matemática, ou seja, envolve tudo do contexto que se está trabalhando.
Quando fez sentido é mais prazeroso e fácil para
aprender. Devemos, enquanto docente, ser mediadores: estimular/provocar os
alunos, vincular ao cotidiano para que entendam que tem um significado.
Há diferentes maneiras de se trabalhar e produzir
Ciências: o debate, o estudo, o aluno precisa experimentar, o trabalho com
projetos, partindo da curiosidade dos alunos. A forma como a criança associa os
elementos com sua realidade – afetividades, imaginação, vivências, pensamento
sincrético (tudo ao mesmo tempo agora).
Para que uma atividade lúdica atinja os objetivos
da aprendizagem é necessário: conceito a
ser ensinado; procedimento do professor;
e, atitude que se quer despertar.
Fontes:
Os
fenômenos naturais: https://www.youtube.com/watch?v=1GOPR3h2LQ8
Conceito de espaço: https://www.youtube.com/watch?v=yq8c_-eTNTU
Ensino de Ciências: experimentação e lúdico: https://www.youtube.com/watch?v=Pq9KDoi-A9w
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