segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Aprender Ciências: a observação, investigação e a formulação de ideias

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O processo de ensino-aprendizagem de Ciências, nos dias de hoje, há uma infinidade de possibilidades a serem exploradas em sala de aula.
O ensino meramente instrumental, técnico, com leitura de textos e informações prontas é uma prática incoerente com os avanços tecnológicos de nossa sociedade.
As crianças são exploradoras, têm curiosidade, estão mais ligadas nas Ciências do que nós, afirmam especialistas. Quando faz sentido, é mais prazeroso para aprender. O interesse delas gera nosso trabalho.
O ensino de Ciências remete também a brincar, experimentar, perguntar, o que favorece o desenvolvimento das crianças. Além disso, as Ciências carregam a cultura, as tradições, teorias e experimentações das crianças.
A aprendizagem por observação e experimentação exige tempo para observar, fazer, criar hipóteses, formular respostas e entender. Ainda, envolve atividades de leitura, observação, escrita, matemática, ou seja, envolve tudo do contexto que se está trabalhando.
Quando fez sentido é mais prazeroso e fácil para aprender. Devemos, enquanto docente, ser mediadores: estimular/provocar os alunos, vincular ao cotidiano para que entendam que tem um significado.
Há diferentes maneiras de se trabalhar e produzir Ciências: o debate, o estudo, o aluno precisa experimentar, o trabalho com projetos, partindo da curiosidade dos alunos. A forma como a criança associa os elementos com sua realidade – afetividades, imaginação, vivências, pensamento sincrético (tudo ao mesmo tempo agora).

Para que uma atividade lúdica atinja os objetivos da aprendizagem é necessário: conceito  a ser ensinado;  procedimento do professor; e, atitude que se quer despertar.

Fontes:
Ensino de Ciências: experimentação e lúdico: https://www.youtube.com/watch?v=Pq9KDoi-A9w

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