Fonte: http://blog.ensinandoaviver.com.br/flaviana/wp-content/uploads/2016/04/20160413_172258.jpg
Aprender História não costuma ser agradável nem
interessante para a maioria dos alunos. É um desafio ao professor despertar no
aluno a curiosidade e interesse em compreender o que significa aprender a
Histórica. E este é um trabalho que pode ser iniciado já na Educação infantil e
nos Anos Iniciais.
Segundo
Cooper é importante trabalhar a identidade dos alunos, num processo que
se inicie nos alunos, seus interesses, o tempo e as mudanças na vida das
crianças, suas biografias, compreensão da ideia de continuidade. A compreensão
do conceito do tempo é fundamental para que haja a aprendizagem significativa
das crianças. Cooper ainda destaca a importância de ensinar o passado sem que
seja sob uma única perspectiva, já que a História é um processo dinâmico.
Várias atividades são possíveis de serem
realizadas visando introduzir as crianças à compreensão sobre o estudo da
História e sua importância em nossa vida.
Pode-se iniciar um trabalho com resgate de imagens
de sua família, seus pais, avós (como um esquema de árvore genealógica), e
levar que observem os contextos de cada fotografia, as vestimentas, o tipo de
imagens, entre outros aspectos, fazendo um comparativo e análise.
Ainda, para a compreensão do tempo é possível
fazer outra atividade que integra as crianças com outras gerações. Como sou
professor de 1º Ano no início do ano propus o resgate de brinquedos e
brincadeiras pelos alunos, com o uso de materiais de reuso (sucata) que fossem
construídas com suas famílias e os pais conversassem com os filhos sobre o seu
uso, importância. Depois cada aluno trouxe o brinquedo construído e apresentou
aos colegas.
Ainda, o resgate de imagens da cidade em várias
épocas diferentes de determinadas paisagens, construções. É possível analisar
com as crianças as diferenças nas paisagens ao longo do tempo, entre outros
aspectos. Até mesma com relação a escola em diferentes épocas.
Hilary defende “[...] que descobrir o passado é um
contexto ideal para trabalhar com pais e a comunidade local (pág. 183).
Outra possibilidade, como aponta a autora, é o
trabalho com lendas. Aqui no Sul temos muitas lendas conhecidas, podem ser
trabalhadas com os alunos, representadas. O desenvolvimento da imaginação na
criança é fundamental para este processo.
Segundo Copper, descobrir o passado [...] auxilia crianças
a respeitarem culturas, ter consciência da sua própria e a considerar a consequência
das ações” (pág. 184).
Neste sentido, é fundamental que se repense a
prática docente no sentido de tornar significativa a aprendizagem das crianças,
para que participem ativamente do processo e sejam transformadoras.
REFERÊNCIA
COOPER,
Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos.
(tradução)
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