segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Aprender História: significando as aprendizagens

Fonte: http://blog.ensinandoaviver.com.br/flaviana/wp-content/uploads/2016/04/20160413_172258.jpg


Aprender História não costuma ser agradável nem interessante para a maioria dos alunos. É um desafio ao professor despertar no aluno a curiosidade e interesse em compreender o que significa aprender a Histórica. E este é um trabalho que pode ser iniciado já na Educação infantil e nos Anos Iniciais.
Segundo  Cooper é importante trabalhar a identidade dos alunos, num processo que se inicie nos alunos, seus interesses, o tempo e as mudanças na vida das crianças, suas biografias, compreensão da ideia de continuidade. A compreensão do conceito do tempo é fundamental para que haja a aprendizagem significativa das crianças. Cooper ainda destaca a importância de ensinar o passado sem que seja sob uma única perspectiva, já que a História é um processo dinâmico.
Várias atividades são possíveis de serem realizadas visando introduzir as crianças à compreensão sobre o estudo da História e sua importância em nossa vida.
Pode-se iniciar um trabalho com resgate de imagens de sua família, seus pais, avós (como um esquema de árvore genealógica), e levar que observem os contextos de cada fotografia, as vestimentas, o tipo de imagens, entre outros aspectos, fazendo um comparativo e análise.
Ainda, para a compreensão do tempo é possível fazer outra atividade que integra as crianças com outras gerações. Como sou professor de 1º Ano no início do ano propus o resgate de brinquedos e brincadeiras pelos alunos, com o uso de materiais de reuso (sucata) que fossem construídas com suas famílias e os pais conversassem com os filhos sobre o seu uso, importância. Depois cada aluno trouxe o brinquedo construído e apresentou aos colegas.
Ainda, o resgate de imagens da cidade em várias épocas diferentes de determinadas paisagens, construções. É possível analisar com as crianças as diferenças nas paisagens ao longo do tempo, entre outros aspectos. Até mesma com relação a escola em diferentes épocas.
Hilary defende “[...] que descobrir o passado é um contexto ideal para trabalhar com pais e a comunidade local (pág. 183).
Outra possibilidade, como aponta a autora, é o trabalho com lendas. Aqui no Sul temos muitas lendas conhecidas, podem ser trabalhadas com os alunos, representadas. O desenvolvimento da imaginação na criança é fundamental para este processo.
Segundo Copper, descobrir o passado [...] auxilia crianças a respeitarem culturas, ter consciência da sua própria e a considerar a consequência das ações” (pág. 184).
Neste sentido, é fundamental que se repense a prática docente no sentido de tornar significativa a aprendizagem das crianças, para que participem ativamente do processo e sejam transformadoras.

REFERÊNCIA
COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. (tradução)

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