segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A importância da investigação e da experimentação na aprendizagem dos alunos

Foto 1: experimentando em sala de aula


O ser humano por natureza é curiosidade. E graças a esta curiosidade e a sua capacidade de criação, avançamos muito e diariamente surgem novas criações.
A criança, por ser vez, aprende a partir da curiosidade. Aprende brincando, aprende experimentando, vivenciando.
A sala de aula precisa ser um espaço de vivências, de experimentação, onde o aluno seja instigado a procurar e o professor um mediador do conhecimento.
Esta é uma proposta que estamos desenvolvendo no Seminário Integrador IV do Pead.
Neste sentido, como professor alfabetizador, desenvolvi um projeto a partir de uma pergunta surgida em sala de aula. Estávamos desenvolvendo um projeto sobre a luz. Tudo partiu do ponto que em nosso Município há problemas constantes de falta de luz (energia elétrica) que afeta toda a cidade, principalmente o interior. Partindo de uma pergunta dos alunos por que a falta recorrente da energia elétrica, desenvolvemos o projeto sobre a luz.
Foram realizadas várias atividades até a proposta de um experimento. Embora seja uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental e o experimento mostre na prática o fenômeno físico da Refração da luz, não empreguei este conceito, tampouco preocupei em explorar, face à faixa etária dos alunos e por ser um conceito mais complexo, mas a ênfase se deu na importância da luz e sua influência em nossa vida e em fenômenos do cotidiano.
foto 2 - experimento sobre refração da luz (adaptado à faixa etária)

Dentro do contexto do projeto sobre a luz e sua importância, fui questionando os alunos sobre por que ela é importante em nossa vida (seja na forma de energia elétrica), seja para enxergamos objetos, nos localizarmos. Lembrando-os sobre o que havíamos aprendido, aproveitei para relacionar com o experimento que estávamos realizando naquele momento e o que eles achavam que poderia ter causado aquela coisa (forma a que se referiam aquele fenômeno que estavam presenciando e que inclusive foram experimentando, um a um).
A maioria dos alunos sugeriu que a água fosse a responsável por aquele fenômeno. Então complementei, dentro de sua compreensão, que a luz influencia o fenômeno, tem a ver como ela incide num lugar e sua relação com o meio. Utilizei uma linguagem acessível à faixa etária visando que tivessem uma compreensão do que estavam experimentando e compreendem a influência da luz e sua propagação.
Os alunos ficaram muito instigados com a realização deste experimento. Tiravam e mergulhavam os lápis repetidamente no copo com água e pareciam não acreditar no que estava acontecendo. De início alguns acharam que o lápis era "mágico", porém quando testaram com os demais perceberam que isso acontecia com qualquer lápis que fosse colocado ali.   Foi uma atividade que gostaram muito de fazer e com certeza resultou de aprendizagem significativa para cada um deles, dentro da compreensão da faixa etária dos 6/7 anos. 
Esta atividade permite aos alunos uma boa reflexão a partir de um experimento simples, porém de grande valor para os alunos em sala de aula, porque instiga sua curiosidade, faz com que eles criem hipóteses, relacionem a aprendizagens já consolidadas e desenvolvam o exercício da experimentação. A curiosidade é o alimento para uma boa prática e aprendizagem significativa em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário