fonte: http://acervo.novaescola.org.br/img/politicas-publicas/mais-tempo-escola.jpg
Na atualidade, vivemos diariamente parece que
correndo contra o tempo. Acumulamos responsabilidades, duplicamos jornadas de
trabalho, assumimos muitas coisas ao mesmo tempo. Parece que os dias estão cada
vez mais curtos e que o tempo passa muito rápido.
E ele passa mesmo!
Quantas vezes não pensamos que o dia poderia ter
mais horas para darmos conta de mais atividades ou de melhor qualidade de vida.
Oliveira (et al.) destacam que essa sucessão de
tempo, dividida em dias, meses e anos, reflete diariamente na escola e no seu
cotidiano. Turmas divididas em séries/anos, alunos distribuídos em classes mais
ou menos homogeneizadas, como se todos estivessem num mesmo nível de
aprendizagem, como se todos aprendessem de forma semelhante, no mesmo ritmo,
cujo resultado final do processo resulta em aprovação/reprovação.
Segundo as autoras, para o(a) professo(a) o tempo
de sala de aula passa a ser um tempo de preenchimento de carga horária,
delimitado pelo sinal (tempo de entrada/saída), numa sucessão de dias que
formam o chamado ano letivo. Neste tempo, o professor dá sua aula, ao mesmo
tempo que precisa dar conta do conteúdo, da burocracia imposta pelos sistemas
educacionais.
Este espaço de tempo em sala de aula parece ser
destinado exclusivamente a transmissão de conteúdos para resultar na
aprendizagem dos alunos, cujo resultado final será uma classificação
(aprovado/reprovado).
O tempo escolar passa a ser homogeneizado para
todos, como se as não houvessem diferenças, sabendo que todos aprendemos de
maneiras e ritmo diferentes.
E o que falar sobre o espaço do debate, da troca
de ideias, da organização da escola, dos seus desafios, da sua realidade, entre
os pares e com a comunidade escolar? Parece que não há (e realmente o tempo é
quase mínimo, quando há).
Resta o desafio de repensar o tempo no espaço escolar
para que ele realmente se transforme de um espaço ativo de discussões, fazendo
valer seu papel dentro do princípio democrática da escola de qualidade social.
Referência
OLIVEIRA, Cristiane et al. Questões sobre o tempo
no espaço escolar. Disponível em: <http://www.ufjf.br/espacoeducacao/files/2009/11/cc07_1.pdf>
Acesso em 22 out. 2016.
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