domingo, 23 de outubro de 2016

Refletindo sobre o tempo e suas implicações no espaço escolar

fonte: http://acervo.novaescola.org.br/img/politicas-publicas/mais-tempo-escola.jpg


Na atualidade, vivemos diariamente parece que correndo contra o tempo. Acumulamos responsabilidades, duplicamos jornadas de trabalho, assumimos muitas coisas ao mesmo tempo. Parece que os dias estão cada vez mais curtos e que o tempo passa muito rápido.
E ele passa mesmo!
Quantas vezes não pensamos que o dia poderia ter mais horas para darmos conta de mais atividades ou de melhor qualidade de vida.
Oliveira (et al.) destacam que essa sucessão de tempo, dividida em dias, meses e anos, reflete diariamente na escola e no seu cotidiano. Turmas divididas em séries/anos, alunos distribuídos em classes mais ou menos homogeneizadas, como se todos estivessem num mesmo nível de aprendizagem, como se todos aprendessem de forma semelhante, no mesmo ritmo, cujo resultado final do processo resulta em aprovação/reprovação.
Segundo as autoras, para o(a) professo(a) o tempo de sala de aula passa a ser um tempo de preenchimento de carga horária, delimitado pelo sinal (tempo de entrada/saída), numa sucessão de dias que formam o chamado ano letivo. Neste tempo, o professor dá sua aula, ao mesmo tempo que precisa dar conta do conteúdo, da burocracia imposta pelos sistemas educacionais.
Este espaço de tempo em sala de aula parece ser destinado exclusivamente a transmissão de conteúdos para resultar na aprendizagem dos alunos, cujo resultado final será uma classificação (aprovado/reprovado).
O tempo escolar passa a ser homogeneizado para todos, como se as não houvessem diferenças, sabendo que todos aprendemos de maneiras e ritmo diferentes.
E o que falar sobre o espaço do debate, da troca de ideias, da organização da escola, dos seus desafios, da sua realidade, entre os pares e com a comunidade escolar? Parece que não há (e realmente o tempo é quase mínimo, quando há).
Resta o desafio de repensar o tempo no espaço escolar para que ele realmente se transforme de um espaço ativo de discussões, fazendo valer seu papel dentro do princípio democrática da escola de qualidade social.

Referência

OLIVEIRA, Cristiane et al. Questões sobre o tempo no espaço escolar. Disponível em: <http://www.ufjf.br/espacoeducacao/files/2009/11/cc07_1.pdf> Acesso em 22 out. 2016.

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