fonte: http://geografia.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/33/imagens/i227820.jpg
Sempre fui apaixonado pela Geografia. Conhecer o
mundo sempre me fascinou....
Enquanto aluno do Ensino Fundamental, embora num
ensino tradicional da Geografia, sempre me dediquei muito e estudava para ser
um bom aluno. Meus professores liam os capítulos conosco, passam exercícios,
corrigiam, faziam provas, trabalhos e trabalhavam muito com mapas. Não me
lembro de ter construído sequer uma maquete ou ter feito uma saída de campo. Mesmo
assim, sempre gostei de Geografia, a tal ponto que quase acabei cursando esta
licenciatura, a qual admiro até hoje.
Enquanto professor dos Anos Iniciais, procuro
explorar o ensino de Geografia utilizando de variados recursos, para situar
meus alunos no espaço, para que eles se localizem e compreendam o mundo e, acima
de tudo, gostem de Geografia.
Castrogiovanni e Costella apontam que “o aluno
competente em geografia estabelece relações entre os elementos geográficos que
compõem o espaço e é, a partir desta relação, que se posiciona frente aos desafios
da sociedade da informação” (pág. 15).
Assim sendo, apontam o ensino da Geografia e
principalmente da Cartografia como possibilidades inclusive na Educação
Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Enfatizam que a Geografia
ensina a ler o mundo e é fundamental o letramento espacial nos alunos.
Segundo os autores, é necessário novas leituras e
um novo caminho para o ensino-aprendizagem da Geografia, porque existe uma
fragilidade entre o que o professor aprende durante sua formação e o que ensina
na escola.
A Cartografia permite um trabalho muito rico em
sala de aula estabelecendo referência, lateralidade, percepção de imagens de
diversos pontos de vista, relações de distância, ordenamento de pontos de
referência, desenvolvendo a capacidade da conservação do conhecimento.
É imprescindível o processo de revisão da prática
pedagógica do professor, explorando as possibilidades de um novo
ensino-aprendizagem da Geografia, ampliando possibilidades, desenvolvendo novas
habilidades.
Referências
CASTROGIOVANNI, Antonio; COSTELLA, Roselane. Geografia e a
cartografia escolar no ensino básico: uma relação complexa - percursos e
possibilidades. In: SEBASTIÁ, Rafael; TONDA, Emilia. La investigación e
innovación en la enseñanza de la Geografía. Alicante: UNE, 2016, p.15-26.
Nenhum comentário:
Postar um comentário