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Ora,
como professor com primeira formação na área de exatas (Física), percebo a
importância que o material concreto tem na construção do pensamento matemático
pelo aluno. O jogo também é um recurso importante neste processo.
Como
professor alfabetizador do 1º Ano do Ensino Fundamental, pauto minha prática na
utilização de recursos e materiais concretos. Primeiro, porque são palpáveis,
através do contato com eles os alunos interagem, o que facilita a aprendizagem
dos conceitos matemáticos. Segundo, porque com a interação com os objetos
concretos, há um sentido na ação para os alunos, o que desperta a curiosidade,
o raciocínio e resulta na aprendizagem.
Para
trabalho com a noção da multiplicação, realizei algumas atividades com meus
alunos, que têm faixa etária variando de 6 a 7 anos de idade. A primeira
atividade que realizei, foi utilizando o uniforme da escola. A escola onde atuo
adota uniforme escolar, que é composto por diversas peças: calça, bermuda,
camiseta manga curta, camiseta manga longa e casaco. Levei estas peças para a
sala de aula e pedi que cada um dos meus alunos as organizasse da forma que
acha possível. Em seguida, que registrassem através de um desenho. Ao final,
cada aluno apresentou aos colegas, realizamos a comparação e análise sobre as
diversas possibilidades de combinação.
Outra
atividade que realizamos em sala de aula, dentro do projeto de alimentação, foi
que levei os alunos ao refeitório da escola. Lá havia pães diversos (sanduíche,
francesa, integral), recheios (queijo, presunto, salame, lingüiça) e verduras
(tomate, cenoura, alface). Cada um dos alunos montou o sanduíche que tinha
vontade de comer; e, seguida, pedi que comparassem com um colega; cada aluno
teve de mostrar e explicar o que utilizou para montar seu sanduíche. Após, cada
aluno comeu seu sanduíche. Ao retornar a sala de aula, pedi que registrassem
através de desenho a combinação no seu sanduíche.
Quanto
à divisão, na sala de aula possuo muitos jogos, entre eles, existe um formado
com diversas de peças diversas de montar e encaixar. Distribui os alunos em
duplas e pedi que cada dupla fosse pegando, uma a uma, uma peça, até não
sobrarem mais peças. A regra era que ao final todos os grupos tivessem a mesma
quantidade de peças. Desta forma, distribuídas as peças, sobraram 4; questionei
o que faríamos, já que todos os grupos deveriam ter as mesmas quantidades. Em
seguida, deveriam informar quantas peças cada dupla possuía e utilizassem para
montar algum objeto ou algo que fosse possível.
Outras
possibilidades que utilizo, também, são na realização de jogos, quando
estabeleço a quantidade de alunos por grupo; então, deixo os alunos se
organizarem e formarem os grupos, sempre questionando os critérios utilizados.
Enfim,
minha preocupação com os alunos do 1º Ano sempre é a da utilização de materiais
concretos ou de jogos, porque dão sentido e significado para as ações, além de
serem importantes para a construção do conhecimento, do pensamento matemático.
Enfim, são inúmeras as possibilidades de intervenção e de
utilização de aspectos do cotidiano escolar dos alunos como pressuposto e
subsídios para a construção do pensamento matemática. Acredito que a grande
preocupação do professor, principalmente nos Anos Iniciais, deva ser a reflexão
sobre sua prática docente para a construção dos conceitos matemáticos, sendo
fundamental a utilização do concreto e dos jogos neste processo.
Quando
os alunos interagem com materiais concretos e entre si, a aprendizagem passa a
ter significado, contextualização, sentido; desta forma, a construção do
pensamento lógico-matemático passa a ser possível para todos os alunos da
turma, pois não exige memorização, resposta prontas, nem decorebas; dar sentido
a ação docente é fundamental neste processo.
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