quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Refletindo sobre minha prática na Educação Matemática: espaço e fomra

fonte: https://estudokids.com.br/wp-content/uploads/2015/09/aprendendocomosblocoslogicos.jpg


Aprender a se localizar no espaço e a percepção sobre formas é fundamental para as crianças. Vivenciar atividades trabalhando estes conceitos deve ser iniciado na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Minha experiência docente limita-se ao Ensino Fundamental e Médio, não tendo atuado na Educação Infantil.
Na minha sala de aula atuo com o 1º Ano. Pauta minha prática na utilização de materiais concretos para que os alunos possam manuseá-los, o que contribui significativamente para a sua aprendizagem.
Um material excelente que exploro muito com os alunos são os blocos lógicos, onde busco trabalhar as diversas formas, cores e tamanhos. No manuseio com o material (que é de madeira). É possível agrupar os blocos por cores, formas, entre outras possibilitas.  Quando estão manuseando o material, peço aos alunos que formem figuras ou objetos com diferentes peças. A própria ação de reagrupar os blocos na caixa requer dos alunos organização, pensamento e classificação, para que todo o material caiba na caixa.
Outro material que utilizo com meus alunos é a escala cusenaire, formada por barrinhas de madeira de diversas cores e tamanhos, onde também peço que formem figuras ou objetos com o uso das barrinhas.
Para localização no espaço, a primeira atividade que realizo com meus alunos no início do ano letivo é a localização dentro do espaço da escola. Ando com os alunos por todas as dependências da escola, pátio, salas, já conversando com eles sobre a localização (cima/baixo, direita/esquerda, perto/longe, etc.). De volta sala de aula, realizamos a construção de uma maquete simples (utilizando materiais de reuso).
Outra atividade que realizei, aproveito o uso de netbooks educacionais que a escola recebeu do Governo. Cada aluno tem o seu net para utilizar na escola. O netbook tem um aplicativo denominado “Childsplay_sp”, que o jogo aponta a palavra e as letras ficam espalhadas dentro de um labirinto. Os alunos devem utilizar o teclado do computador e movimentar pelo labirinto em busca das letras para formas as palavras, respeitando a ordem correta para a formação da palavra.
Com a leitura dos textos propostos, percebo que minha prática está de acordo com a proposta, que destaque o uso de recursos disponíveis no ambiente dos alunos, exploração de material concreto.
Aprender precisa ter sentido para os alunos. Para aprender a Matemática de forma prazerosa, é fundamental pensar uma prática com a utilização de material concreto e jogos didáticos, visando despertar nos alunos o interesse em aprender, desfazendo-se da ideia de que a Matemática é um “bicho-papão”, difícil de aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário