domingo, 15 de janeiro de 2017

Minha história docente: professor em formação

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Minha história de formação docente inicia pelo fato de ser filho de mãe professora e conviver desde pequeno no ambiente escolar participando com minha mãe. Natural de São Vendelino/RS, interior do estado, minha família sempre esteve ativamente participando das atividades escolares.
Minha primeira formação foi no curso Normal de Nível Médio (Magistério) com o qual passei a atuar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com experiência em duas redes municipais e na rede estadual de ensino. Logo após concluído o Normal, ingressei na Licenciatura em Física, fato que me tornou também professor dos Anos Finais e do Ensino Médio, tendo atuado em toda a Educação Básica (tive experiência na Educação Infantil – turma de 5 Anos – Jardim).
Em 2011 continuei minha formação no Mestrado em Educação na UFRGS, que concluí no segundo semestre de 2013 com Dissertação sobre Políticas de Formação Continuada Docente. Em agosto de 2015, ingressei no curso de Licenciatura em Pedagogia (PEAD) pela UFRGS visando aperfeiçoar minha formação pedagógica e desde segundo semestre deste ano de 2016, estou no Doutorado em Educação pela mesma Universidade.
Já atuei em 5 escolas, sendo 4 de Ensino Fundamental e uma de Educação Básica (Fundamental e Médio). Também atuei como Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto em meu Município no período 2009/2016. Desta forma, enquanto estive professor docente em escola nunca participei propriamente da elaboração do PPP, visto que já estavam “prontos” quando ingressei nas redes e não foram reformuladas no período que estive atuando. A primeira ação que tomava quando ingressei nas escolas foi ler o PPP, regimento escolar e planos de estudo, visando conhecer a realidade de cada escola, seus documentos norteadores, para dali em diante articular o planejamento de minhas aulas. Sempre participei ativamente de eventos e reuniões das escolas, visando me integrar com toda a comunidade escolar e ser professor ativo com “pertencimento” a cada escola que lecionava.
Fui lidar com o PPP diretamente (elaboração/atualização) quando estive na gestão da Secretaria Municipal onde com as escolas da rede passamos pelo processo de elaboração e atualização dos PPPs de cada uma das escolas (até então havia UM PPP para todas as escolas); a partir daí, seguindo princípios e diretrizes vigentes, cada escola elaborou o seu próprio documento, com participação de todos os segmentos da comunidade escolar).
Vejo o PPP, assim como na bibliografia sugerida neste módulo, como o documento norteador e guia de todo o processo educacional da escola e dos segmentos nela envolvidos. Sua elaboração deve contar com toda a comunidade escolar.

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