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Minha história de
formação docente inicia pelo fato de ser filho de mãe professora e conviver
desde pequeno no ambiente escolar participando com minha mãe. Natural de São
Vendelino/RS, interior do estado, minha família sempre esteve ativamente
participando das atividades escolares.
Minha primeira
formação foi no curso Normal de Nível Médio (Magistério) com o qual passei a
atuar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com experiência em duas redes
municipais e na rede estadual de ensino. Logo após concluído o Normal,
ingressei na Licenciatura em Física, fato que me tornou também professor dos
Anos Finais e do Ensino Médio, tendo atuado em toda a Educação Básica (tive
experiência na Educação Infantil – turma de 5 Anos – Jardim).
Em 2011 continuei
minha formação no Mestrado em Educação na UFRGS, que concluí no segundo
semestre de 2013 com Dissertação sobre Políticas de Formação Continuada
Docente. Em agosto de 2015, ingressei no curso de Licenciatura em Pedagogia
(PEAD) pela UFRGS visando aperfeiçoar minha formação pedagógica e desde segundo
semestre deste ano de 2016, estou no Doutorado em Educação pela mesma
Universidade.
Já atuei em 5
escolas, sendo 4 de Ensino Fundamental e uma de Educação Básica (Fundamental e
Médio). Também atuei como Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto
em meu Município no período 2009/2016. Desta forma, enquanto estive professor
docente em escola nunca participei propriamente da elaboração do PPP, visto que
já estavam “prontos” quando ingressei nas redes e não foram reformuladas no
período que estive atuando. A primeira ação que tomava quando ingressei nas
escolas foi ler o PPP, regimento escolar e planos de estudo, visando conhecer a
realidade de cada escola, seus documentos norteadores, para dali em diante
articular o planejamento de minhas aulas. Sempre participei ativamente de
eventos e reuniões das escolas, visando me integrar com toda a comunidade
escolar e ser professor ativo com “pertencimento”
a cada escola que lecionava.
Fui lidar com o PPP
diretamente (elaboração/atualização) quando estive na gestão da Secretaria
Municipal onde com as escolas da rede passamos pelo processo de elaboração e
atualização dos PPPs de cada uma das escolas (até então havia UM PPP para todas
as escolas); a partir daí, seguindo princípios e diretrizes vigentes, cada
escola elaborou o seu próprio documento, com participação de todos os segmentos
da comunidade escolar).
Vejo o PPP, assim
como na bibliografia sugerida neste módulo, como o documento norteador e guia
de todo o processo educacional da escola e dos segmentos nela envolvidos. Sua
elaboração deve contar com toda a comunidade escolar.
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