segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Refletindo sobre o Projeto Político Pedagógica da minha escola

Fonte: elaborado pelo autor


Partindo da leitura do texto de Sordi e Lüdke, sem o envolvimento das pessoas que fazem as mudanças acontecerem no real, reformas tendem a perder significado e podem exatamente prestar-se mais à manutenção das coisas como estão. O mesmo se aplica ao PPP da Escola, que é o norteador de todas as ações a serem realizadas a partir de um princípio da gestão democrática, visando a melhoria da educação com qualidade social.
Na prática vemos que muitas vezes esta participação é superficial e o PPP acaba se tornando um documento de gaveta, o que vislumbramos na maioria das escolas; além disso, os próprios professores o desconhecem.
O desafio é mobilizar a participação efetiva de toda a comunidade escolar e fazer com que o PPP seja efetivado na prática cotidiana da escola.
As autoras trazem a sugestão e a relevância da Avaliação Institucional participativa (AIP), que até está estabelecida nos regimentos, embora de forma precária e que infelizmente deixa de ser efetivada.
As autoras, na página 158, afirmam que o "PPP como documento torna-se letra morta", o que acontece na maioria de nossas escolas, sendo que muitas vezes nem os professores conseguem acesso.
Ainda, segundo estas autoras, é fundamental a adesão e o comprometimento dos diversos atores sociais da escola para que na prática tenhamos uma participação com "P" maiúsculo.
“Participar ativamente da vida da escola  envolve o sentir-se parte, o fazer-se presente na definição dos destinos das escolas,  comprometer-se com projetos de qualificação desta instituição” (pág. 157).

REFERÊNCIA
SORDI, Maria Regina Lemes de; LÜDKE, Menga. Avaliação Institucional Participativa em escolas de ensino fundamental: o fortalecimento dos atores locais.

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