domingo, 1 de maio de 2016

Música na escola: aprender cantando

“Quem canta, seus males espanta!”
Todos nós conhecemos ou algum dia já ouvimos esta expressão sendo dita por alguém ou por nós mesmos. Pois bem, seu significado vai muito além.
A música além de fazer bem para alma, para o coração, é relaxante e possibilita um bem-estar para as pessoas. Além disso, ela proporciona aprendizagem.
Pois bem, no Brasil a Lei nº 11.769 inseriu o ensino da Música no currículo das Escolas de Educação Básica, com obrigatoriedade a partir do ano de 2012. Até então, cantar e aprender sobre música era facultativo, sendo também optativo para os professores, que embora em sua formação tenham aprendido a importância da música para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, nem sempre a tem como prática no cotidiano da sala de aula.
A partir da lei, fica obrigatório o ensino da Música nas escolas. O que a meu ver é um ganho ao currículo escolar. Embora seja facultativo como componente específico ou inserido dentro de Arte, a música amplia as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
No Município onde resido, São Vendelino, o ensino da música é integrante do currículo há muitos anos. Mas desde 2009 passou a ser de caráter semanal para os alunos dos Anos Iniciais e Educação Infantil , com profissional devidamente habilitado, além é claro, do próprio professor que diariamente está em sala de aula. Além da rede municipal, o Município oferece as aulas para os alunos da rede estadual, por meio do pagamento do professor de Música.
É uma aula muito esperada por todos os alunos que, além de aprender cantando, têm opção de aprenderem instrumentos musicais, teoria da música, sua História e tudo o que o currículo possibilita.

A imagem a seguir mostra uma apresentação de um grupo de alunos no projeto de contraturno escolar, para o aniversário do Município:


Referências:
http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2008/08/mundo-da-musica.gif
https://www.facebook.com/saovendelinors/?fref=ts

Um comentário:

  1. Olá Diego!
    Depois de um mês afastado do blog, é bom ler teus textos reflexivos.
    Merece destaque a forma como consegues articular os referenciais teóricos com tuas práticas pedagógicas.
    Minhas sugestões para qualificar teu registro são:
    1) incluir links para os textos referidos, neste caso um link para a lei 11.769
    2) Colocar a fonte de cada imagem abaixo da mesma ou identificar nas referências a qual imagem se refere.
    Abraço,
    Cátia
    Tutora EAD Seminário Integrador

    ResponderExcluir