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A
Interdisciplina de Música foi muito importante para minha formação neste
semestre.
Eu já possuía uma formação inicial em Música, pois
durante vários anos fui aluno de piano, em minha infância, dos 8 aos 15 anos de
idade. Tive aulas com 3 professores pois desde pequeno desenvolvi o gosto pela
música. Também, em minha adolescência, participei de coro na Igreja e fui
organista na Igreja (São Vendelino, São Sebastião do Caí, Pareci Novo), casamentos,
etc. Nunca trabalhei profissionalmente, sempre por gosto e dedicação pessoal.
Desde o início de minha prática profissional como
professor, sempre busquei trabalhar com a música em sala de aula. Tenho um
teclado e também já levei ele para sala de aula, em algumas oportunidades.
Como alfabetizador, trabalho muito com música, pois os
alunos também gostam muito. Procuro explorar o espaço da sala de aula, fazendo
gestões, pois entendo que a música é contribui para o desenvolvimento das
crianças e é um recurso fundamental para a construção do conhecimento.
Uma música que trabalho muito com o 1º ano é a do trem
"Eu vou pegar o trem" e busco explorar muitos movimentos, o espaço da
sala de aula, variar. Até na Matemática busco usar Músicas como recurso
de aprendizagem.
No Município onde resido, São Vendelino, também há
aulas de Música para os alunos da rede pública (mantidos pela Prefeitura) desde
2008, sendo que desde 2009 as aulas são semanais para a Educação Infantil e
Anos Iniciais e Mensais para os Anos Finais, com professor habilitado.
Os alunos gostam muito de cantar e a música faz parte
do seu cotidiano. Cabe a nós professores, em sala de aula, como recurso para
nossa prática docente, propiciar aos alunos o trabalho com diferentes estilos e
de diferentes usos da Música, inclusive reconhecendo os interesses que os
alunos possuem, seus gostos musicais, de suas famílias, as músicas que costumam
ouvir.
Neste sentido , o planejamento docente é fundamental
para o bom trabalho com a Música em sala de aula. Implica em buscar, pesquisar,
estudar e procurar o apoio necessário para este trabalho em sala de aula, que
permite diferentes usos, em diferentes contextos. Música denota também explorar
espaços, possibilidades, representações, gestos; Música é vida, movimento.
Maffioletti no texto "O que se aprende com a
música" destaca que a musicalidade é um traço humano que pode ser
observado desde cedo já com os bebês. A criação de instrumentos musicais
também favorece a aprendizagem musical da criança, sendo um recurso prático que
pode ser empregado em sala de aula.
A música faz parte da identidade das crianças.
fonte:
MAFFIOLETTI, Leda. O que se aprende com a música?
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