fonte: http://cdn.mensagenscomamor.com/content/images/int/fabulas.jpg
As fábulas são recursos importantes para o
processo de alfabetização das crianças.
Como são histórias mais curtas, são facilmente compreendias pelas crianças e também fáceis de serem memorizadas. São narrativas em que geralmente os animais agem e falam como humanos, despertam nos alunos o interesse pela sua história e audição. O uso de animais facilita às crianças expressarem seus sentimentos.
As fábulas mostram pontos de vista sobre comportamentos humanos e têm uma moral, que é um ensinamento que pretendem com a história que contam.
As crianças adoram ouvir estas histórias e em sala de aula na alfabetização de meus alunos do 1º ano busco trabalhar o sentido e compreensão das palavras. O trabalho com histórias favorece a compreensão e auxiliam na apropriação da leitura e escrita pelas crianças.
Na escola onde atuo possuímos um projeto de leitura que é desenvolvido ao longo de todo o ano e semanalmente realizamos uma parada de 30 minutos para a leitura, além da hora do conto e ida à biblioteca, onde os alunos são estimulados a escolherem livros, levarem para casa e narrarem aos seus colegas as histórias.
Tenho dado preferência às fábulas, que são as histórias preferidas pela maioria dos meus alunos. Como forma de trabalho, busco que os alunos façam a reescrita destas histórias (seja com o uso de desenhos, recortes e colagens), maneira pelas quais elas conseguem se expressar, já que ainda não estão plenamente alfabetizadas.
Como são histórias mais curtas, são facilmente compreendias pelas crianças e também fáceis de serem memorizadas. São narrativas em que geralmente os animais agem e falam como humanos, despertam nos alunos o interesse pela sua história e audição. O uso de animais facilita às crianças expressarem seus sentimentos.
As fábulas mostram pontos de vista sobre comportamentos humanos e têm uma moral, que é um ensinamento que pretendem com a história que contam.
As crianças adoram ouvir estas histórias e em sala de aula na alfabetização de meus alunos do 1º ano busco trabalhar o sentido e compreensão das palavras. O trabalho com histórias favorece a compreensão e auxiliam na apropriação da leitura e escrita pelas crianças.
Na escola onde atuo possuímos um projeto de leitura que é desenvolvido ao longo de todo o ano e semanalmente realizamos uma parada de 30 minutos para a leitura, além da hora do conto e ida à biblioteca, onde os alunos são estimulados a escolherem livros, levarem para casa e narrarem aos seus colegas as histórias.
Tenho dado preferência às fábulas, que são as histórias preferidas pela maioria dos meus alunos. Como forma de trabalho, busco que os alunos façam a reescrita destas histórias (seja com o uso de desenhos, recortes e colagens), maneira pelas quais elas conseguem se expressar, já que ainda não estão plenamente alfabetizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário