fonte: https://cm-resende.pt/files/78/7899.jpg
O
jogo e o lúdico são fundamentais para a construção do conhecimento em sala de
aula.
Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, o jogo e o
lúdico são integrantes necessários no processo de aprendizagem. Não significado
que nas outras etapas também não são importantes; constituem instrumentos para
o trabalho docente que podem ser utilizados em toda a educação básica.
Pelas leituras realizadas e propostas, além da
experiência docente que possuo em sala de aula, gostaria de destacar aspectos
fundamentais acerca do jogo. O jogo é algo sério , porque possibilita a
construção da autonomia e o desenvolvimento do aluno, o integra com seus
colegas e facilita a socialização.
O professor deve fazer o uso do jogo como recursos de
sua prática, mas deve estar atento para não restringir ao uso do jogo dirigido
e didático como únicas fontes de aprendizagem; o jogo livre possibilita a
criação e interação entre os alunos. Ambos são fundamentais para a construção
do conhecimento.
Acho importante destacar o que a professora Darli
aponta no seu texto, que o jogo como recurso didático possibilitou oficializar
o brincar durante o espaço/tempo da aula, no desenvolvimento do fazer
pedagógico docente.
Além disso, o jogo permite ao professor repensar sua
prática a partir da observação e estudos dos alunos durante o processo de
aprendizagem; ele se transforma num processo de investigação e compreensão do
desenvolvimento do aluno.
Também quero destacar a importância do jogo para a
aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, mas é importante atentar para a
necessidade de material em quantidade para todos os alunos.
Como professor alfabetizador, busco utilizar jogos
diariamente em sala de aula com meus alunos. Também disponho de muitos
materiais à disposição dos alunos em sala de aula, e proporciono momentos livre
para que individualmente ou em grupos busquem criar jogos, interagir.
O recreio também é um momento imprescindível para o
desenvolvimento dos alunos, pois também entram em contato com crianças de
outras idades, ampliando o estabelecimento de suas relações.
Fonte:
COLLARES, Darli. O jogo no cotidiano da escola: uma forma de ser e estar com a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário