sábado, 16 de julho de 2016

Planejando um jogo: ludicidade e aprendizagem na sala de aula

Foto: jogo de boliche construído com a turma


A partir de uma proposta da Interdisciplina de Ludicidade, construí com meus alunos em sala de aula o jogo de boliche. Esta atividade foi desenvolvida com minha turma visando a construção da ideia de número e quantidade até 10. Foi muito interessante sua construção, pois os alunos ficaram muito empolgados inicialmente em enfeitar a garrafa recebido, sem saber que iriamos fazer um jogo. Todo o material foi construído com a participação dos alunos.
A construção foi realizada numa sexta-feira e na segunda-feira seguinte os alunos estavam ansiosos para ver a utilização do material construído. Esta atividade possibilitou a integração de muitas habilidades e conhecimentos e os objetivos que pretendi foram plenamente atingidos. Jogamos vários vezes em outras oportunidades e os alunos também utilizaram o boliche no recreio, pois além de jogarem, participaram da construção do material.
A proposta possibilitou um sentido aos alunos que participaram da criação e da utilização através do jogo, despertando a curiosidade, criatividade, desenvolvendo seu pensamento, a ideia de número, quantidade, a comparação dos resultados do seu jogo com o dos colegas, além da ordem crescente e decrescente dos números até 10.

Integrou diversos componentes (Arte, Educação Física, Matemática, Linguagens) e propiciou a construção de conhecimentos para os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário