Foto: jogo de boliche construído com a turma
A partir de uma proposta da
Interdisciplina de Ludicidade, construí com meus alunos em sala de aula o jogo
de boliche. Esta atividade foi desenvolvida com minha turma visando a
construção da ideia de número e quantidade até 10. Foi muito interessante sua construção,
pois os alunos ficaram muito empolgados inicialmente em enfeitar a garrafa
recebido, sem saber que iriamos fazer um jogo. Todo o material foi construído
com a participação dos alunos.
A construção foi realizada numa
sexta-feira e na segunda-feira seguinte os alunos estavam ansiosos para ver a
utilização do material construído. Esta atividade possibilitou a integração de
muitas habilidades e conhecimentos e os objetivos que pretendi foram plenamente
atingidos. Jogamos vários vezes em outras oportunidades e os alunos também
utilizaram o boliche no recreio, pois além de jogarem, participaram da
construção do material.
A proposta possibilitou um
sentido aos alunos que participaram da criação e da utilização através do jogo,
despertando a curiosidade, criatividade, desenvolvendo seu pensamento, a ideia
de número, quantidade, a comparação dos resultados do seu jogo com o dos
colegas, além da ordem crescente e decrescente dos números até 10.
Integrou diversos componentes
(Arte, Educação Física, Matemática, Linguagens) e propiciou a construção de
conhecimentos para os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário