Fonte: http://www5.fgv.br/ctae/publicacoes/ning/publicacoes/00-Artigos/Wiki/Wiki.jpg
O aluno que temos hoje em nossa escola está imerso numa sociedade cujo conhecimento e informação proporcionam o acesso simultânea a muitas informações e interações, seja presencialmente ou virtualmente.
A escola, formada no século passado, carece de mudar suas concepções e práticas visando interagir com este novo aluno que faz parte de uma nova realidade. Esta interação é uma possibilidade maior de aprendizagem e construção do conhecimento.
Aliás, esta construção pode resultar de colaboração.
Nós professores, devemos olhar sobre nossas práticas e refletir sobre os modelos que adotamos para ensinar - quando conseguimos - o conteúdo ao invés de priorizar o desenvolvimento de competências e habilidades que serão importantes para a vida nesta nova sociedade.
Tardif (2010) destaca ideia amplamente defendida por Alarcão (2010), a questão do “professor como profissional reflexivo”.
Seja nos aspectos de sua formação ou em sua prática cotidiana, é fundamental
que haja o trabalho em colaboração, pois ninguém consegue agir de forma isolada
e aprendemos continuamente, principalmente através da interação com nossos
pares. Todo este processo de reflexão contribui para o desenvolvimento da
identidade profissional docente, como aponta Alarcão (2010).
Confesso que refletindo sobre minha prática profissional docente muitas vezes presa ao desenvolvimento de conteúdos que compõem uma estrutura curricular arraigada e tradicional.
Com as reflexões e aprendizagens do PEAD, minha prática está buscando a autonomia dos meus alunos e seu protagonismo, através da interação contínua, explorando para os ambientes além da sala de aula e dos muros escolares.
Aprendizagem é movimento.
Fontes:
ALARCAO, Isabel. Professores
reflexivos em uma escola reflexiva. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2010, p.
43-63.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes
e formação profissional. 11ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2010.
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