terça-feira, 2 de maio de 2017

O aluno como protagonista da aprendizagem

Fonte: http://www5.fgv.br/ctae/publicacoes/ning/publicacoes/00-Artigos/Wiki/Wiki.jpg



     O aluno que temos hoje em nossa escola está imerso numa sociedade cujo conhecimento e informação proporcionam o acesso simultânea a muitas informações e interações, seja presencialmente ou virtualmente.
    A escola, formada no século passado, carece de mudar suas concepções e práticas visando interagir com este novo aluno que faz parte de uma nova realidade. Esta interação é uma possibilidade maior de aprendizagem e construção do conhecimento.
     Aliás, esta construção pode resultar de colaboração.
   Nós professores, devemos olhar sobre nossas práticas e refletir sobre os modelos que adotamos para ensinar - quando conseguimos - o conteúdo ao invés de priorizar o desenvolvimento de competências e habilidades que serão importantes para a vida nesta nova sociedade.
   Tardif (2010) destaca ideia amplamente defendida por Alarcão (2010), a questão do “professor como profissional reflexivo”. Seja nos aspectos de sua formação ou em sua prática cotidiana, é fundamental que haja o trabalho em colaboração, pois ninguém consegue agir de forma isolada e aprendemos continuamente, principalmente através da interação com nossos pares. Todo este processo de reflexão contribui para o desenvolvimento da identidade profissional docente, como aponta Alarcão (2010).
    Confesso que refletindo sobre minha prática profissional docente muitas vezes presa ao desenvolvimento de conteúdos que compõem uma estrutura curricular arraigada e tradicional.
     Com as reflexões e aprendizagens do PEAD, minha prática está buscando a autonomia dos meus alunos e seu protagonismo, através da interação contínua, explorando para os ambientes além da sala de aula e dos muros escolares.
Aprendizagem é movimento. 

Fontes:
ALARCAO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2010, p. 43-63.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2010.


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