domingo, 21 de maio de 2017

Trabalhando com projetos de aprendizagem em sala de aula: algumas reflexões

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       A ênfase do Projeto de Aprendizagem se dá na autonomia dos alunos e no processo de pesquisa. A aprendizagem por projeto é diferente de ensino por projeto. Ensino pressupõem transmissão do conhecimento, enquanto que a aprendizagem implica em movimento, participação, compartilhamento de experiências, saberes, aprendizagem como processo de busca de respostas.
      Rubem Alves destaca que os professores devem ser os mediadores neste processo de construção do conhecimento em sala de aula, encorajando os alunos a buscarem, serem questionadores, terem prazer de aprender e saber por que e para que servem o que estão aprendendo, formando assim cidadãos conscientes.
      Esta passagem do papel de transmissor para mediador do conhecimento enriquece o papel do professor, uma vez que os alunos têm participação ativa na pesquisa, discussão e troca de ideias; o aprendizado é compartilhado.
     Exige um planejamento dos objetivos que se pretendem atingir, como e com que estratégias, exigindo esforços compartilhados.
     Quando faz sentido é mais prazeroso e fácil para aprender. Devemos, enquanto docentes, ser sempre mediadores da aprendizagem: estimular/provocar os alunos, vincular ao seu cotidiano para que entendam que tudo tem um significado. É importante que estejamos atentos para analisar e refletir sobre o nosso aluno e o ambiente em que ele está inserido para interferirmos, questioná-los e consequentemente, conduzirmos a pesquisa que está sendo feita.
        Com isso, permite-lhe a interação e a autonomia e possibilita a capacidade de pensar e de construir o seu saber a partir da reflexão sobre a prática.
      Há diferentes maneiras de trabalhar com os alunos e produzir conhecimento: debate, estudo, experimentação, jogos, material concreto, tecnologias, trabalho com projetos de aprendizagem, sempre partindo da curiosidade.
    Desta forma, observa-se que a motivação e interesse dos alunos nos projetos desenvolvidos vai além do que o trabalho que normalmente desenvolvemos em sala de aula. Como os temas surgem a partir de interesses dos próprios alunos, percebe-se que a aula passa a ter mais sentido, significado. A vontade de aprender, de colaborar, de buscar fonte para que se possa trabalhar com o tema do projeto, demonstra claramente uma nova significação do aprender.
      É possível desenvolver o PA em diferentes turmas e idades, respeitando o tempo e espaço de cada aluno. Claro que gera um trabalho um pouco maior para o professor, pois não existe uma cronologia ou etapa rígidas, à medida que o trabalho vai sendo desenvolvido é que as interlocuções vão acontecendo.



Um comentário:

  1. Diego, parabéns pelas reflexões!
    Essa forma de trabalho gera um pouco mais de atenção dos professores, pois não se pode lançar mão de atividades pré determinadas, é necessário um planejamento contínuo e diversificado.
    Abraços...
    Tutora Renata Barcelos

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