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A ênfase do Projeto de
Aprendizagem se dá na autonomia dos alunos e no processo de pesquisa. A
aprendizagem por projeto é diferente de ensino por projeto. Ensino pressupõem
transmissão do conhecimento, enquanto que a aprendizagem implica em movimento,
participação, compartilhamento de experiências, saberes, aprendizagem como
processo de busca de respostas.
Rubem Alves destaca que os
professores devem ser os mediadores neste processo de construção do
conhecimento em sala de aula, encorajando os alunos a buscarem, serem
questionadores, terem prazer de aprender e saber por que e para que servem o
que estão aprendendo, formando assim cidadãos conscientes.
Esta passagem do papel de
transmissor para mediador do conhecimento enriquece o papel do professor, uma
vez que os alunos têm participação ativa na pesquisa, discussão e troca de
ideias; o aprendizado é compartilhado.
Exige um planejamento dos
objetivos que se pretendem atingir, como e com que estratégias, exigindo
esforços compartilhados.
Quando faz sentido é mais
prazeroso e fácil para aprender. Devemos, enquanto docentes, ser sempre
mediadores da aprendizagem: estimular/provocar os alunos, vincular ao seu
cotidiano para que entendam que tudo tem um significado. É importante que
estejamos atentos para analisar e refletir sobre o nosso aluno e o ambiente em
que ele está inserido para interferirmos, questioná-los e consequentemente,
conduzirmos a pesquisa que está sendo feita.
Com isso, permite-lhe a
interação e a autonomia e possibilita a capacidade de pensar e de construir o
seu saber a partir da reflexão sobre a prática.
Há diferentes maneiras de
trabalhar com os alunos e produzir conhecimento: debate, estudo,
experimentação, jogos, material concreto, tecnologias, trabalho com projetos de
aprendizagem, sempre partindo da curiosidade.
Desta forma, observa-se
que a motivação e interesse dos alunos nos projetos desenvolvidos vai além do
que o trabalho que normalmente desenvolvemos em sala de aula. Como os temas
surgem a partir de interesses dos próprios alunos, percebe-se que a aula passa
a ter mais sentido, significado. A vontade de aprender, de colaborar, de buscar
fonte para que se possa trabalhar com o tema do projeto, demonstra claramente
uma nova significação do aprender.
É possível desenvolver o
PA em diferentes turmas e idades, respeitando o tempo e espaço de cada aluno.
Claro que gera um trabalho um pouco maior para o professor, pois não existe uma
cronologia ou etapa rígidas, à medida que o trabalho vai sendo desenvolvido é
que as interlocuções vão acontecendo.
Diego, parabéns pelas reflexões!
ResponderExcluirEssa forma de trabalho gera um pouco mais de atenção dos professores, pois não se pode lançar mão de atividades pré determinadas, é necessário um planejamento contínuo e diversificado.
Abraços...
Tutora Renata Barcelos