fonte: http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista/974/site-aprender-linguagem-0-5-anos.html
As questões ligadas a linguagem e ao desenvolvimento dos sujeitos foram explicadas de formas distintas, desde o início das primeiras pesquisas e teorias que foram formuladas sobre estas questões.
De acordo com Silva (2010), a história da linguagem é envolta de especulações e histórias.
Para se ter uma noção de sua importância, no século XIX, foram realizados experimentos que envolviam os filhos de linguistas e estudiosos do assunto.
No século XX, a teoria Behaviorista, cujo principal nome era Skinner, defendia que a linguagem era uma característica inata, onde a seu aprendizado decorria principalmente da imitação dos adultos e do reforço.
Assim, a tríade estímulo-resposta-reforço era a explicação que se dava para a aquisição da linguagem. Nesta teoria, tinha-se uma visão de uma criança passiva.
Assim, a tríade estímulo-resposta-reforço era a explicação que se dava para a aquisição da linguagem. Nesta teoria, tinha-se uma visão de uma criança passiva.
Esta teoria foi contraposta com o desenvolvimento da neurociência e o desenvolvimento dos estudos linguísticos.
Outra teoria cujo teórico era Chomsky era conhecida com Gerativismo. Segundo esta teoria, a criança nasce pré-programada influenciada por fatores biológicos e cognitivos, o que explica o fato de afirmarem que a linguagem era inata ao ser humano.
Anos mais tarde esta teoria foi confrontada pelo construtivismo e pelo interacionismo, cujo principal teórico era Vygotsky.
Esta teoria era fundada na dimensão sócio-histórica e na interação entre os sujeitos, desta forma a linguagem é considerada ao mesmo tempo um processo pessoal, um processo social e um instrumento complexo.
Atualmente, associamos o interacionismo a seu principal teórico, Vygotsky. Esta teoria contribuiu muito para o desenvolvimento infantil, para o conhecimento da aprendizagem em sociedade e para os estudos sobre desenvolvimento do pensamento e da linguagem.
Hoje sabemos que cada criança aprende ao seu tempo e espaço e as contribuições das principais teorias pedagógicas foram fundamentais para o desenvolvimento dos estudos de como a criança aprende.
fonte: http://psicopedagogiacaeda.com.br/servicos/transtorno-do-desenvolvimento-da-linguagem/
Referência
SILVA, Samanta Demétrio da. Aquisição da linguagem. Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/aquisicao-da-linguagem/43208#ixzz59HvSxZXo>. Acesso em: mar 2018.
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