Fonte: http://nossacausa.com/forca-da-sociedade-civil-organizada-como-vetor-de-transformacao-social/
A Pedagogia de Paulo Freire nos possibilita refletir sobre a importância da Educação no empoderamento dos sujeitos e na transformação social do nosso país.
Um conceito muito importante para Freire, o EMPODERAMENTO, se constitui num ato social e político. Relacionado a potencialidade criativa, e ao mesmo tempo, ao desenvolvimento e potencialização das capacidades dos sujeitos, está intimamente ligado à conscientização: une consciência e liberdade. Ou seja, à medida que as pessoas desenvolvem sua conscientização, atingem sua libertação.
Freire e sua teoria são profundamente otimistas. Defende a possibilidade e a necessidade da mudança na escola, uma vez que ela tem importante papel na transformação social. Esta mudança é ao mesmo tempo política e pedagógica, pois a escola é o lugar de luta e de esperança; por isso deve ser de qualidade e para todos.
A Pedagogia de Freire propõe uma educação humanizadora-libertadora, com base no diálogo e na dialogicidade, categorias centrais de um projeto pedagógico crítico. Neste sentido, é a forma propulsora do pensar crítico-problematizador, uma práxis social comprometida com o processo de humanização. Ainda, segundo Freire, a educação começa pelo exemplo do educador.
Neste contexto, devemos ir além de uma educação bancária, que é alienada e alienante, em direção a uma educação libertadora, para libertar os sujeitos da opressão. Desenvolver sujeitos críticos que comparam, com dúvidas, curiosos. Ou seja, sujeitos conscientes. Assim, ele propõe um ato de alfabetização que dialogue permanentemente com a realidade dos educandos, como um ato de criação e recriação. Por isso, ele afirma que a educação é um ato de conhecimento.
Faz-se necessário a recuperação do sentido e da função da escola pública, como esferas públicas democráticas, com práticas de alfabetização crítica, processo indispensável na formação do indivíduo e da sociedade, com solidariedade democrática e com justiça social.
Referências
GIROUX, Henri. Excerto do texto "Alfabetização e 'empowerment' Político", Introdução do Livro "Alfabetização", de Paulo Freire e Donaldo Macedo
STRECK, Danilo R; REDIN, Euclides Redin, ZITKOSKI, Jaime José.Verbetes do Dicionário Paulo Freire. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
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