fonte: http://www.conversaemacao.com.br/ensino-aprendizagem-como-o-seu-aluno-aprende/
Atualmente
nos preocupamos em proporcionar que todos os nossos estudantes aprendam, tendo
respeitados seu ritmo e tempo para isso. Procuramos diversificar nossa prática
docente, permitindo que os alunos aprendam, não mais preocupados em ter um
único modelo de ensino cujo objetivo é ensinar o máximo para que os alunos
aprendam.
Comênio
já tinha a preocupação em respeitar o tempo de cada um, partir de conhecimentos
prévios e da realidade como instigadoras de aprendizagem. Ainda, ultrapassar a
estrutura rígida de ensino-aprendizagem, para tornar o ambiente dinâmico e que
desperte o interesse dos alunos.
Entendo
ser o que buscamos hoje em dia em nossas instituições escolares, quando vamos
além do espaço oferecido nas salas de aula, para a utilização de outros e
diversos recursos e ferramentas que colaborem neste processo. Ainda, vejo que
oferecemos mais autonomia para que os próprios estudantes sejam protagonistas
de sua aprendizagem, que interajam, busquem, pesquisem e experimentem.
É importante
apontarmos que ainda existe uma estrutura rígida e certa resistência por parte
de nós professores, porque implica em desacomodação, em repensar nossa prática
docente e planejar nossas aulas com objetivos muito claros do que buscamos.
Na minha
prática docente busco integrar os alunos na organização das atividades, no
planejamento de aulas, na sugestão de formas de interagirmos e desenvolver,
sempre que possível, atividades mais práticas.
O uso
das tecnologias da informação e comunicação (internet, computadores, celulares)
também é importante porque fazem parte da cultura e do cotidiano dos nossos
estudantes. Eles têm acesso a variadas informações, de forma instantânea e
dominam muito bem estas tecnologias. Entendo que são ferramentas fundamentais e
que devem ser exploradas como recursos para a construção do conhecimento.
Mas
confesso que nem sempre isso é fácil ou conseguimos. Embora também tenham muita
importância, muitas vezes ficamos presos aos livros e outros materiais
didáticos que estão à nossa disposição na escola, o que nem sempre possibilita
despertar em nossos estudantes o prazer por aprender e descobrir mais.
Neste
sentido, percebo no cotidiano escolar elementos da pedagogia de Comênio. A questão
da relação professor/aluno, que também considero fundamental para o processo de
ensino aprendizagem, pois nem sempre há uma boa relação instituída no ambiente
escolar, o que reflete de forma negativa no processo.
Ainda,
valorizar os conhecimentos e experiências dos estudantes, respeitar seu tempo
de aprender, seu ritmo, buscando que todos aprendam e utilizando estratégias
diversificadas para garantir que isso se efetive.
Referência:
DOLL, Johannes; ROSA,
Russel Teresinha Dutra da. A metodologia tem história. In: _______ (orgs.).
Metodologia de Ensino em Foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2004,
p.26-29
Nenhum comentário:
Postar um comentário