domingo, 11 de outubro de 2015

    Feriadão do Dia das Crianças, eu me dedicando às atividades das Interdisciplinas do PEAD....Atrasado em algumas, adiantando outras....

    Na Interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização, muito legal os vídeos das Aulas 2 e 3, propostos pela professora....Emília Ferreiro...relembrando dos meus estudos do Curso Normal....
    Dois vídeos em que a professora Emilia trata sobre a leitura e escrita na Educação Infantil e também sobre a existência da idade certa para alfabetizar.....
     Pensando na reflexão, escolhi a imagem seguinte:
Fonte: http://www.rioeduca.net/admin/_m2brupload/_fck/yara/Cristiane/20131111183454.jpg

     De acordo com Emilia Ferreiro, é importante fornecer o acesso à leitura e escrita já na Educação Infantil.....propiciar à criança o acesso ao livro e a diversos materiais, ler em voz alta, com diferentes entonações, contar históricas, é um importante passo para introduzir as crianças ao mundo da leitura e da escrita.
      Emilia Ferreiro defende que seria fundamental as escolas possuírem bibliotecas de sala de aula, ou seja, nas próprias salas, os alunos terem acesso a bibliotecas, livros...Além da própria biblioteca da escola, a biblioteca em todas as salas, inclusive na Educação Infantil. Cita o exemplo no México, que trouxe grandes resultados.
     Destaca o papel do professor e da escola na contação de histórias, na introdução das crianças ao mundo da leitura e da escrita.....
     Sobre a idade certa para alfabetizar as crianças, a professora Emilia destaca que alfabetizar é um processo, processo este que se inicia muito cedo...Resulta das oportunidades em torno da criança....Se a criança está no ambiente com leitores, circundada com livros e outros materiais de acesso, ela está num ambiente estimulador, que dispõe de instrumentos para introduzi-la na cultura escrita....São necessários, o que ela chama, de OBJETOS DE APRENDIZAGEM.
     A alfabetização é um processo que se inicia muito cedo, segundo Emilia. "As crianças têm o péssimo hábito de não permitirem permissão para começarem a aprender. Começam a aprender sem pedir permissão". Segundo a pesquisadora cabe a nós adultos identificarmos se o processo está iniciado ou não (EIS O GRANDE DESAFIO, PRINCIPALMENTE, DO PROFESSOR!!!!). Emilia explica que nenhuma criança espera chegar seus 6 anos e ter um professor à sua frente para começar a aprender....Falta reconhecer o que a criança já sabem....
     Ótimas dicas de vídeo da professora Emilia Ferreiro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário