segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Reflexões sobre o desafio da prática pedagógica e a Psicogênese da Língua escrita

    


 Algumas reflexões acerca do texto sobre o desafio da prática pedagógica, tendo como base a Psicogênese da Língua escrita. Baseado em artigo de Débora Vaz e Rosaura Soligo.

*A escola brasileira não está conseguindo cumprir sua missão de ensinar a população a ler e a escrever.

*O conhecimento é fundamental para a qualidade de vida de um indivíduo.

*Para ensinar muito –e bem – é preciso acreditar verdadeiramente que todo aluno é capaz e tem direito ao conhecimento.

*Livro Psicogênese da Língua escrita: Teberosky e Ferreiro – verdadeira revolução conceitual nos pressupostos que sustentam as práticas de alfabetização.

*Compreender como  o sujeito-aprendiz constrói a língua.

*Compreender a língua enquanto conteúdo de alfabetização.

*Transformar as formas de ensinar.

*Alfabetização e escrita: sistema de representação da linguagem.

*O aluno pensa e tem contribuições sobre a língua escrita.

*Os processos de aprendizagem e conhecimentos prévios dos sujeitos passam a ser considerados.

*Investigar como pensam os alunos para favorecer o seu avanço.

*O professor deve atuar como aquele que busca investigar e interpretar os saberes dos alunos e a forma como se relacionam com a língua escrita.

*Perceber o contexto em que a alfabetização se desenvolve (ambiente alfabetizador).

*Nenhuma criança entra na escola sem nada saber sobre a escrita.

*O processo de alfabetização é longo e trabalhoso para todas as crianças.

*Os professores têm a tarefa de investigar que são as experiências e os saberes que os alunos têm com a diversidade de textos escritos.

*Como e em que medida as crianças tiveram a oportunidade de presenciar atos significativos de uso da língua escrita.

*O conhecimento didático tem três dimensões: teórica, prática e experimental.

*O conhecimento didático é o conhecimento do como, relacionado às formas de ensinar mais e melhor = intervenção pedagógica de qualidade.

*O tipo de conhecimento que falta aos professores precisa ser produzido, sistematizado, compartilhado, difundido.

*Falta do tratamento adequado ao conhecimento didático na formação de professores.

*Defesa da profissionalização do Magistério.

*Investimento concentrado e simultâneo na resolução dos diferentes problemas que provocam o fracasso escolar.

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