Algumas reflexões acerca do texto sobre o desafio da prática pedagógica, tendo como base a Psicogênese da Língua escrita. Baseado em artigo de Débora Vaz e Rosaura Soligo.
*A escola brasileira não está conseguindo cumprir sua missão de ensinar a
população a ler e a escrever.
*O conhecimento é fundamental para a qualidade de vida de um indivíduo.
*Para ensinar muito –e bem – é preciso acreditar verdadeiramente que todo
aluno é capaz e tem direito ao conhecimento.
*Livro Psicogênese da Língua escrita: Teberosky e Ferreiro – verdadeira revolução
conceitual nos pressupostos que sustentam as práticas de alfabetização.
*Compreender como o
sujeito-aprendiz constrói a língua.
*Compreender a língua enquanto conteúdo de alfabetização.
*Transformar as formas de ensinar.
*Alfabetização e escrita: sistema de representação da linguagem.
*O aluno pensa e tem contribuições sobre a língua escrita.
*Os processos de aprendizagem e conhecimentos prévios dos sujeitos passam
a ser considerados.
*Investigar como pensam os alunos para favorecer o seu avanço.
*O professor deve atuar como aquele que busca investigar e interpretar os
saberes dos alunos e a forma como se relacionam com a língua escrita.
*Perceber o contexto em que a alfabetização se desenvolve (ambiente
alfabetizador).
*Nenhuma criança entra na escola sem nada saber sobre a escrita.
*O processo de alfabetização é longo e trabalhoso para todas as crianças.
*Os professores têm a tarefa de investigar que são as experiências e os
saberes que os alunos têm com a diversidade de textos escritos.
*Como e em que medida as crianças tiveram a oportunidade de presenciar
atos significativos de uso da língua escrita.
*O conhecimento didático tem três dimensões: teórica, prática e
experimental.
*O conhecimento didático é o conhecimento do como, relacionado às formas
de ensinar mais e melhor = intervenção pedagógica de qualidade.
*O tipo de conhecimento que falta aos professores precisa ser produzido,
sistematizado, compartilhado, difundido.
*Falta do tratamento adequado ao conhecimento didático na formação de
professores.
*Defesa da profissionalização do Magistério.
*Investimento concentrado e simultâneo na resolução dos diferentes
problemas que provocam o fracasso escolar.
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