segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Emília Ferreiro: sua vida, pesquisas e contribuições para a alfabetização...

Fonte; http://www.grupoa.com.br/uploads/imagensTitulo/20110714055404_FERREIRO_Psicogenese_Lingua_Escrita.gif


Reflexões sobre Emilia Ferreiro e suas pesquisas, a partir da leitura do artigo de Telma Weisz:

*Texto sobre Emilia Ferreiro: atualmente ainda muito ativa.

*Contribuições para ensino da leitura e da escrita.

*Suas pesquisas promoveram uma revolução conceitual na alfabetização.

*Ferreiro nasceu na Argentina e vive atualmente no México.

*Doutorado orientado por Piaget.

*Deslocou o foco de investigação de sua pesquisa de “como se ensina” para “como se aprende”.

*Escrita: objeto sociocultural do conhecimento.

*Ideia de que o aprendiz precisa pensar sobre a escrita para se alfabetizar.

*A mão que escreve e o olho que lê estão sob o comando de um cérebro que pensa sobre a escrita.

*As crianças têm ideias sobre a escrita muito antes de a escola autorizá-las a aprender.

*Considerar a alfabetização como processo de construção do conhecimento.

*Uma abordagem psicogenética da alfabetização aumenta a responsabilidade da escola.

*Construção de uma metodologia adequada à nova compreensão sobre o processo de alfabetização.

*Construção da didática da língua.

*Explica o papel da rede de atos de leitura e escrita que hoje chamamos de ambiente alfabetizador.

*Nenhuma criança entra na escola sem saber nada sobre a escrita.

*O processo de alfabetização é longo e trabalhoso para todas as crianças.

*Cabe a escola garantir a quem precise um ambiente alfabetizador.

*Não é o ambiente que alfabetiza.

*Ambiente alfabetizador: ambiente que propicia interações com a língua escrita, mediadas por pessoas capazes de ler e escrever.

*Ambiente privilegiado para oferecer às crianças estas condições: a Educação Infantil.


Didáticas que dialoguem com a aprendizagem dos alunos, que reconheçam o conhecimento que eles já possuem, que faça a ponte entre esses conhecimentos e o que precisa ser ensinado, garantindo-lhes o direito de aprender - Telma Weisz

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