Fonte: http://gestaoescolar.abril.com.br/img/gestao-escolar/gestao3-capa1g.gif
Esta imagem me surgiu em meio aos meus estudos sobre os textos “A maquinaria escolar” e “(Des)encantos da modernidade pedagógica”.
A reflexão dos textos retoma que a escola foi criada como forma de reprodução dos ideais da igreja, do
pensamento da classe dominante e com objetivos de manter o ordenamento social.
Se nos determos no Estudo da História da Educação, podemos verificar alguns dos fatores que justificam o modelo de escola ainda presente hoje.
A educação brasileira que tenta
evoluir com a melhora dos índices tem sua origem na evolução da escolarização e
educação brasileiras. A necessidade de investimento de recursos públicos,
sempre aquém do realmente necessário, moldaram uma escola em constante
dificuldades, cujas origens históricas ainda interferem na sua evolução. Temos
hoje, no século XXI, uma escola que foi criada e pensada especialmente nos
séculos XIX e parte do XX, que não acompanhou a evolução tecnológica dos
últimos anos.
Somente no final da década
de 90 é que atingimos a universalização do Ensino Fundamental e ainda não
conseguimos dar conta da demanda da Educação Infantil e também do Ensino Médio,
este último com alto índice de evasão e reprovação escolar. A formação dos
professores também está imbricada num modelo do século passada, onde a maioria
dos docentes tem como reflexo sua formação escolar e acadêmica, privilegiando
um ensino tecnicista e conteudista. Os desafios são muitos, mas barreiras são
transponíveis.
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