fonte: https://www.youtube.com/watch?v=wQk17RPuhW8
Hoje minha reflexão neste post parte de um vídeo proposto pela interdisciplinar de Libras, intitulado “O perigo de uma história única”.
O vídeo mostra o fato de que cotidianamente assistimos e acompanhamos histórias que vemos como normais. A própria mídia e os meios de comunicação nos apresentam histórias ditas reais e normais, que acabamos assimilando e enxergando como únicas.
Não nos damos conta, neste contexto, das histórias reais, de pessoas reais, que não são contadas pela mídia ou pelos filmes.
Vivemos nossa realidade, não costumamos pensar e tentar enxergar o mundo de outras culturas, outros fazeres, outras histórias e experiências. Fica mais fácil apropriarmos do que conhecemos e julgamos como real e normal.
O vídeo possibilita uma ampla reflexão de como vemos e pensamos as coisas.
Também serve como desafio para nossa prática docente, explorar a realidade e cotidiano dos nossos alunos para enriquecer nosso fazer pedagógica e trazer para a sala de aula outras realidades e histórias.
Ao realizar o planejamento da prática docente do estágio, busquei inicialmente as fontes arquivadas ao longo do curso do PEAD, para que minha formação intelectual pudesse ser refletida e aplicada na prática docente, assim como objetiva este curso de Licenciatura.
Neste sentido, ao desenvolver o projeto "Identidade", um dos focos iniciais eram os alunos, com suas identidades e histórias de vida. Para podermos caminhar juntos ao longo desta etapa do estágio, era fundamental que nos conhecêssemos como sujeitos dotados de uma constituição, de uma formação e de uma história de vida. Assim, a primeira atividade desenvolvida foi para conhecer os alunos e suas histórias de vida, para que subsidiassem o projeto ora desenvolvido. Claro, que à medida que fomos interagindo durante o estágio, pudemos nos conhecer mais, o que enriqueceu a prática docente, as relações estabelecidas e o sucesso do projeto que estávamos desenvolvendo.
Ao realizar o planejamento da prática docente do estágio, busquei inicialmente as fontes arquivadas ao longo do curso do PEAD, para que minha formação intelectual pudesse ser refletida e aplicada na prática docente, assim como objetiva este curso de Licenciatura.
Neste sentido, ao desenvolver o projeto "Identidade", um dos focos iniciais eram os alunos, com suas identidades e histórias de vida. Para podermos caminhar juntos ao longo desta etapa do estágio, era fundamental que nos conhecêssemos como sujeitos dotados de uma constituição, de uma formação e de uma história de vida. Assim, a primeira atividade desenvolvida foi para conhecer os alunos e suas histórias de vida, para que subsidiassem o projeto ora desenvolvido. Claro, que à medida que fomos interagindo durante o estágio, pudemos nos conhecer mais, o que enriqueceu a prática docente, as relações estabelecidas e o sucesso do projeto que estávamos desenvolvendo.
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