quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Revisitando postagem X


Refletindo sobre poema e posia

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-aTMtsYl-Kvs/T15EOAAQlnI/AAAAAAAAAv0/VdL2uBoxJEM/s1600/compra-coletiva-mosqueteiros-dia-da-poesia.jpg

Minha reflexão hoje inicia a partir do estudo sobre poema e poesia, na interdisciplinar de Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem.
Analisando a essência, poema é um texto que se apresenta em forma de versos, estrofes, ritmo, métrica e sonoridade, enquanto que a poesia além de ser encontrada no poema, em narrativas literárias (conto, romance, novelas) e obras de arte, apresenta um conteúdo poético, visando desenvolver a sensibilidade (com o mundo, as artes, as palavras), apresenta uma linguagem mais elaborada.
Analisando o contexto histórico, vemos que até o século XIX encontramos pequenos manuscritos familiares, geralmente de pais para filhos. A partir deste século, pode-se dizer que surge juntamente com a escola com uma função moral, visando além do aprendizado da língua portuguesa o bom comportamento e o civismo.
Uma análise crítica mostra que desde o seu surgimento e uso na sala de aula, são acompanhados de questionários e deram origem às famosas “fichas de leitura”, às quais ainda hoje obrigamos nossos estudantes a tais atividades que consideram “penosas” e chatas, uma vez que de certa forma o são.
Não desmereço totalmente sua importância (em pequena parte), mas ainda é desafio que o educador faça o uso do poema e poesia visando explorar e ampliar as potencialidades dos alunos, sua reflexão, para além de questões prontas para seu rápido entendimento e compreensão.
Temos os exemplos do próprio Olavo Bilac, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes, que em seu tempo exploraram a musicalidade, o jogo sonoro, além do compromisso pedagógico a que sempre se destinavam o poema e a poesia.
Existem muitas possibilidades, cabe a nós explorarmos o imaginário!
Novamente refletindo para minha prática docente no estágio, um dos pontos focais de trabalho eram a leitura e escrita. Assim, o trabalho com diferentes gêneros textuais foi fundamental para o desenvolvimento das competências e da sensibilidade leitora dos estudantes.
Trabalhamos com diversos gêneros, entre os quais poema e poesia. Mas destaco um gênero que foi muito apreciado pelos estudantes - a poesia. Em especial a poesia "Direito de voar", escolhida especialmente em função do PPA "Identidade", que estava sendo desenvolvido na prática docente.


Fontes:
http://3.bp.blogspot.com/-aTMtsYl-Kvs/T15EOAAQlnI/AAAAAAAAAv0/VdL2uBoxJEM/s1600/compra-coletiva-mosqueteiros-dia-da-poesia.jpg
CAMARGO, Luís. A poesia infantil no Brasil.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Diego,

    Cada reflexão realizada, remete a significativa evolução das aprendizagens adquiridas no decorrer do curso, levando em consideração também, o que já possui como experiência. Fica bastante evidente nas mesmas sua prática bem como, todo conhecimento compartilhado com seus alunos.
    Parabéns pelas reflexões!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir