Autodesafio: a tecnologia como recurso para alfabetização e o letramento
Vivemos um período de rápidas transformações, marcado pelo surgimento de novas tecnologias, que automaticamente passam a ficar inseridas em nosso cotidiano.
A escola não pode ficar por fora destas inovações, tampouco continuar com o modelo tradicional de ensino-aprendizagem. Deve reinventar sua prática, visando aliar tecnologia e aprendizagem.
O uso das tecnologias em sala de aula possibilita criar um ambiente agradável, desafiante e motivador para professor e alunos.
Sabemos que nem todas as escolas dispõem de tecnologias e inclusive de internet; porém, boa parte delas possui.
Na escola onde sou docente recebemos do Governo do Estado netbooks em grande número, como recursos para uso com os alunos.
Porém, tudo o que é novo ainda causa certo receio; vejo que muitos professores ainda não utilizam os nets em sala de aula, seja por desconhecimento de seu funcionamento, falta de formação, dificuldades em planejar aulas com o seu uso e falta de tempo (planejamento) que é fundamental para organização do trabalho. Também passo por algumas destas dificuldades e mesmo não tendo recebido formação, passei a explorar os recursos dos nets para uso com meus alunos.
Como professor alfabetizador percebi uma variedade de recursos que os nets trazem para a alfabetização e alfabetização digital dos educandos.
Primeiro, eles adoram explorar e utilizar as tecnologias, já que muitos inclusive possuem um celular com muitos recursos disponíveis.
Segundo, porque os nets dispõe de recursos importantes que servem para prática em sala de aula no processo de alfabetização dos alunos (leitura, escrita, matemática).
Permanece o desafio do uso e aproveitamento da tecnologia em sala de aula, repensando minha prática docente e proporcionando aprendizagem significativa para meus alunos.
Legenda: prática no estágio usando laboratório de informática
Durante minha prática docente do estágio, semanalmente planejava um dia da semana, pelo menos, para uso do laboratório de informática com os alunos. Minha ação pedagógica visava o uso das tecnologias como recurso e possibilidades de construção do conhecimento.
Aliar o uso das tecnologias a aprendizagem é uma nova possibilidade que está à disposição em quase a totalidade das escolas, o que faz com que nós docentes precisemos repensar nossa prática e planejar situações-aprendizagem explorando o uso das tecnologias.
Os alunos gostam, conhecem, usam cotidianamente, podem inclusive nos ensinar muito, o que favorece sua aprendizagem e o interesse por aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário