Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuyOVY5dOPBDYVhuq94FMwv857DJ-slmuPbPZ1SucbZKW0gEdrHEF92jv2uDfHW9BEECHkMVqbFq_oD_uOqpz3RfHX_GLraGJGPkczHLlhLFKbJADAZc2R2JX4yfSGkCQwddwA-egbHAjN/s1600/images+%252848%2529.jpg
Na minha
opinião a Nota Técnica é um mecanismo burocrático que visa orientar e
normatizar acerca do AEE e do público-alvo da educação especial, visando um
levantamento censitário, para fins de instrumentar as escolas com os recursos
necessários para atendimento dos alunos deste público-alvo da educação
especial.Não significa minha discordância acerca de suas normatizações.
Mas é um
desafio que ainda persiste na realidade de nossas escolas. Grande parte ainda
não possui a sala de recursos multifuncionais, ou carece de profissionais com
formação para atuar nestes espaços e de forma articulada com os docentes, haja
visto que os alunos com deficiência devam frequentar a classe regular.
Desafio
primeiro, para os professores, Porque como a norma técnica estabelece é preciso
haver um plano de atendimento a estes alunos. Conhecer suas especificidades e
de que forma será conduzido o processo de construção do conhecimento,
respeitando suas limitações, considerando seu tempo e espaço.
Segundo, a
carência de apoio de profissionais com a devida formação que auxiliem e
trabalhem de forma articulada as docentes das classes regulares, para que haja
uma efetiva inclusão em sala de aula.
Terceiro,
infraestrutura adequada para acolher e proporcionar a todos os alunos a escola
como um espaço de desenvolvimento, interação e aprendizagens.
Há necessidade
de uma rede de trabalho articulado, para que todos os alunos aprendam.
Referências
BRASIL. Ministério da
Educação. Nota técnica nº 04/2014/MEC/SECADI/DPEE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário