quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Breves considerações sobre o laudo escolar, inclusão e desafios

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuyOVY5dOPBDYVhuq94FMwv857DJ-slmuPbPZ1SucbZKW0gEdrHEF92jv2uDfHW9BEECHkMVqbFq_oD_uOqpz3RfHX_GLraGJGPkczHLlhLFKbJADAZc2R2JX4yfSGkCQwddwA-egbHAjN/s1600/images+%252848%2529.jpg

Na minha opinião a Nota Técnica é um mecanismo burocrático que visa orientar e normatizar acerca do AEE e do público-alvo da educação especial, visando um levantamento censitário, para fins de instrumentar as escolas com os recursos necessários para atendimento dos alunos deste público-alvo da educação especial.Não significa minha discordância acerca de suas normatizações.
Mas é um desafio que ainda persiste na realidade de nossas escolas. Grande parte ainda não possui a sala de recursos multifuncionais, ou carece de profissionais com formação para atuar nestes espaços e de forma articulada com os docentes, haja visto que os alunos com deficiência devam frequentar a classe regular.
Desafio primeiro, para os professores, Porque como a norma técnica estabelece é preciso haver um plano de atendimento a estes alunos. Conhecer suas especificidades e de que forma será conduzido o processo de construção do conhecimento, respeitando suas limitações, considerando seu tempo e espaço.
Segundo, a carência de apoio de profissionais com a devida formação que auxiliem e trabalhem de forma articulada as docentes das classes regulares, para que haja uma efetiva inclusão em sala de aula.
Terceiro, infraestrutura adequada para acolher e proporcionar a todos os alunos a escola como um espaço de desenvolvimento, interação e aprendizagens.
Há necessidade de uma rede de trabalho articulado, para que todos os alunos aprendam.

Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Nota técnica nº 04/2014/MEC/SECADI/DPEE.

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